segunda-feira, 28 de julho de 2014

Top 3 de livros que li no 1° semestre de 2014


O Homem do castelo alto:


Romance de Philip K. Dick que mostra o que aconteceria se o eixo houvesse vencido a segunda guerra mundial . O livro acompanha a trajetória de um artesão e falsificador de joias judeu que vive disfarçado, um espião duplo Nazista , um político Japonês fã da antiga cultura americana e uma professora americana de Judô que foge do passado; quatro personagens unidos pelo destino através do I ching e pelas ideias de um livro proibido em um Estados Unidos dividido entre a Alemanha nazista e o Japão imperial, onde os judeus foram exterminados e os poucos negros que restam vivem como escravos , a cultura japonesa , com sua forte ideia de hierarquia ,predomina nas instituições governamentais e públicas, os Italianos foram deixados de lado como seres de segunda classe e o mediterrâneo foi seco para transformar-se em uma grande plantação, Hitler se encontra internado devido a loucura provocada pela sífilis e a disputa interna no partido Nazista ameaça transformar a guerra fria entre os vencedores da Guerra em uma terceira Guerra mundial.

Coloquei o Homem do Castelo Auto como o segundo de meu livros preferidos de Dick (perdendo apenas para “O homem duplo” ). A maneira como ele sutilmente vai construindo a relação entre os personagens, as dúvidas quanto a realidade e o medo que cada um exala , deixam a ideia de que não há como escapar da situação agoniante onde as pessoas se encontram, os personagens são tão reais que , embora não se concorde com algumas de suas atitudes, os compreendemos, sem contar na trama política e social que serve de pano de fundo a história, que é obscura e revelada muito parcialmente, nos tratando quase como pessoas comuns e ,tal qual, desinformadas de tudo que ocorre com a sociedade daquele universo distópico.
Nota 8



Battle Royale

Livro do escritor Japonês Koushun Takami , lançado em 1999 e que eu queria ler desde que vi o filme em 2006. Conta a história de uma turma do nono ano do ensino fundamenta de uma escola Japonesa que é mandada para uma ilha para que se matem até que sobre um único sobrevivente, lá eles são vestidos com uniformes escolares, ganham armas , tem colares com rastreadores e explosivos presos em seus pescoços e são dados três dias para que o programa seja finalizado ou todos colares são detonados. A história dá mais foco a alguns desses alunos apresentando seus traumas, sonhos e desejos, mas tem em Chuya Nanarara e sua amiga Norico os personagens centrais, com uma distopia política como pano de fundo. O livro mostra que nas situações mais extremas a verdadeira natureza humana se revela e que embora no meio da inocência pode haver muita maldade, assim como amizade e sacrifício. A obra inspirou a série de livros “Jogos Vorazes” , que também viraram filme em 2012 e o filme Os condenados, onde ao invés de estudantes, são prisioneiros do corredor da morte que são mandados para a ilha. Muita ação, sadismos e tensão, no melhor estilo Tarantino . Nota 9



O Cemitério:


Primeiro livro que li de Stephen King e assombrou minha imaginação por semanas. Conta a história de Louis Creed que se muda, junto com a família, para uma pequena cidade no Maine para trabalhar como médico no Campus de uma Universidade e é apresentado por um vizinho ao cemitério de animais, fato que irá destruir sua sanidade e vida.

Quando li o livro, meu filho havia nascido a pouco tempo e ao chegar na segunda parte, recebi um soco no estômago; o terror apresentado é devastador, nunca havia lido nada que conseguisse expressar a dor da perda com tanto detalhe e me induzir empatia imediata, o modo como ele apresenta os personagens e vai revelando seus medos e segredos são tão perfeitos que prendem nossa atenção até que o livro acabe e quando acaba, deixa pontas soltas que ao invés de deixarem uma lacuna na obra, te deixam com um aperto no peito e ao mesmo tempo satisfeito. Se existe uma palavra para esse livro a palavra é perfeito. Nota 10




Nenhum comentário:

Postar um comentário