domingo, 3 de abril de 2016

BATMAN vs SUPERMAN: A Origem da decepção .


Em 2014 uma guerra foi declarada. Depois de anos apenas olhando o sucesso da rival, a DC/ Warner resolveu mostrar suas armas e dar início a construção de seu universo no cinema. Para isso recrutou o diretor Zack Snyder e o roteirista David Goyer, ambos responsáveis pelo último filme do Superman (O Homem de aço, de 2013), para comandarem a primeira batalha, colocando pela primeira vez na mesma tela, dois dos maiores ícones da cultura pop de todos os tempos, Batman e Superman. No entanto, em tempos de guerra nem tudo dá certo e alguns tiros saíram pela culatra em um projeto que tinha tudo para dar certo, mas que apresentou um filme "Dcpcionante" perto das expectativas geradas.



Sinopse

Um ano e meio após os eventos de "O homem de aço", a comunidade mundial humana terrestre do planeta terra tem sua opinião altamente dividida sobre (política, futebol, MARVELvs DC, religião... Não!) o Superman, tanto que o congresso americano está em um processo de investigação sobre a responsabilidade de nosso mais famoso krytoniano nos eventos ocorridos em Metrópolis no filme anterior (para quem não assistiu, o Superman pegou outro Kryptoniano pelo colarinho e saiu atravessando todos os prédio da cidade, mesmo sabendo que isso não faria nenhum efeito no cara, mas sim para a cidade.) e assim temos uma crise de popularidade para o pobre Kal-el. Em meio a isso, surge a figura do empresário Mark Zukerberg Lex Luthor, gênio, filantropo e milionário (tenho dúvidas sobre os dois primeiros adjetivos) que se envolve com a comissão de Impeachment do Superman pelo fato de ter descoberto a Kriptonita e assim (o motivo verdadeiro que levou o governo a aceitar suas condições me escaparam) consegue acesso total a nave kryptoniana e ao corpo do vilão do filme anterior, o General Zod para experiências ( assim surge um plano malígno). No mesmo momento, vemos o retorno do Batman à ativa (embora em nenhum momento ele chegue realmente a dizer que estava aposentado antes dos eventos em Metrópolis.), ele está mais velho, mais violento e assumidamente eleitor de Donald Trump e fã de Bolsonaro, chegando a marcar à ferro os bandidos que atravessam seu caminho, comportamento que aparentemente surgiu após ver as instalações da Wayne Interprise em Metrópolis destruídas e seus funcionários mortos (pelo menos dois eu sei que morreram) durante a invasão kryptoniana ( assim surge um desejo de vingança.) . Junte tudo isso, coloque cebola (porque é de chorar), acrecente muito fã service, não explique quase nada, leve ao fogo baixo por duas horas e meia e pronto! Temos um filme.... Bem?!...mais ou menos .

Muito irritado !!
Cara! O filme é ruim! Por favor não me odeiem por dizer isso, porque também sou fã e desde que o filme foi anunciado sonhei em dizer algo diferente, mas a verdade está aí para ser dita e o filme é ruim sim! Não que seja uma bomba como o último Quarteto fantástico ( até porque eu disse ruim e filme , não terrível e merda!), mas Batman vs Superman: A origem da justiça (Até o título é ruim!) fica muito, mas muito aquém das expectativas geradas pela produção. Para começar pelo discurso prepotente do Zack Snyder onde ele dizia que o universo DC, diferente do da Marvel era mais adulto, sombrio e profundo. Onde? Tá bom, sombriu é mesmo, mas não porque queira parecer mais dark, mas sim pelo fato de se enxergar a necessidade de esconder na escuridão os péssimos CGI, principalmente o Apocalipse, que parece um Trol do senhor dos anéis (e o senhor dos anéis foi filmado em 1999) e que bosta de vilão é aquele?! Profundo? Credo! O filme não explora nada, nem a personalidade dos protagonistas como super-heróis e nem seus alter egos (te pergunto: como chamam a mulher maravilha no Filme?), a cena que eu achei que me causaria uma emoção, que seria a presença da armadura do Robin pichada já tava toda no trailer (e o desgraçado do Wayne não fala nada só olha (te pergunto: quem não conhece a história do Batman da HQ, entendeu?)... o filme é superficial e raso. E quanto a sua visão adulta, a unica coisa mais madura é a intimidade de Lois e Clark e mesmo assim isso fere a mitologia do Superman pelo fato da desgraçada sempre estar na hora errada no lugar errado e fazer com que nosso querido azulão largue tudo e todos para salva-la...Muito frustrante! Mas tem coisas legais e realmente ruins, vamos falar um pouco delas então.

Coisas legais

Tô furioso !!
Como já disse, apesar de não ser bom, o filme não é uma bomba completa, existem coisas bacanas, quase todas relacionadas ao Batman, que é o mocinho torto desse filme mas que são bacanas não dá para negar. O início mesmo é bem empolgante apresentando a cena onde os pais de Bruce Wayne são mortos, misturado com o enterro dos mesmos e com o jovem Bruce encontrando a Batcaverna, e fazendo uma ligação com ele chegando desesperado em Metropolis durante o ataque alienígena do filme do Superman. Outra coisa bacana é reconhecer algumas frases de títulos clássicos do Batman, como a mencionada em "Cavaleiro das trevas" de Frank Miller, pelo mordomo Alfred quando vai até o apartamento de Bruce Wayne e encontrando garrafas de vinho vazias fala: "espero que a próxima geração da família Wayne não herde uma adega vazia, se bem que nas condições atuais eu duvido que exista uma próxima geração da família Wayne", é legal também ver o Alfred em ação como se fosse uma base de apoio à operações, guiando o bat-wing como se fosse um drone e analisando antes a zona de batalha, ou o Batman de armadura dizendo a famosa frase de que a vida só faz sentido se a gente fizer ela ter sentido e usando o recurso do Gás de kriptonita (que na HQ do cavaleiro das trevas é o Arqueiro verde que lança contra o Superman) bem na cara do azulão; a nova batcaverna está bem mais legal e a entrada que o Batmovel faz parecer mais um esconderijo do que nos outros filmes (por mais que eu me pergunte quem foi o pedreiro que construiu aquilo tudo e quem instalou os computadores). A mulher maravilha também é uma parte legal do filme nas cenas de batalha (porque profundidade ela não tem nenhuma), mas a parte mais legal mesmo é a sequência onde o Batman vai resgatar a Marta Kent dos capangas de Lex Lutor, pena que todas essas coisas somadas não chegam a fechar vinte minutos em um filme de duas horas e meia.

Os problemas

O filme tem três grandes problemas: O início, meio e fim. Mas dentro destes, as soluções de roteiro para os problemas que se apresentam durante a trama são os mais gritantes. Para começar, desde o início o filme tem o propósito de nos colocar ao lado do Batman, apresentando o Superman como inconsequente e indiferente as pessoas ( O que de fato é verdade, porque ele só se importa com sua namorada, tanto que vai na África salva-la, mas não salva o fotógrafo antes (que a propósito era o Jimmy Olsen, seu melhor amigo nos quadrinhos)), mas não há durante as duas horas e tanto, a mínima tentativa de mostrar um Superman diferente da opinião pública que permeia o filme do inicio ao fim, de que o último kryptoniano é uma ameaça, sendo, aparentemente existir uma única pessoa a seu favor entre os personagens centrais da trama (fora sua mãe) , Lois Lane, que a propósito é a única pessoa que ele salva no filme ( três vezes), então por que diabos existes uma estátua do Superman em homenagem as vítimas da invasão alienígena? O pior é que a oposição não está errada, para vocês terem uma noção , uma bomba explode no capitólio dos EUA e nosso querido homem de aço, presente no recinto, nem se move, apenas se lamenta depois no meio de chamas e cadáveres É RIDÍCULO!! Poxa o cara é o Superman mais incompetente da história!

Vamos nos juntar para pedir reembolso
As Motivações do Batman e Lex Luthor não convencem ninguém. Tá certo que o Batman parece ter ficado extremamente revoltado com o que aconteceu em Metropolis e culpado o azulão, mas o verdadeiro Batman investigaria ao máximo para saber as intenções do Superman, conheceria suas origens na terra, suas ligações humanas e pontos fracos e depois conversaria com Kal-el, de boa para traçar um perfil psicológico e saber se deveria utilizar de força ou de influência psicológica para manter o alienígena sob controle, mas o Batman desse filme é um playboy praticante de Jyu-jtsu do Leblon que não possui a capacidade de raciocinar. Ele mete a porrada em todo mundo, não escuta ninguém, não investiga nada é apenas uma máquina de fazer voz roca e bater em todo mundo, além de sonhar, porque meu Deus!! Como o tal de Bruce Wayne sonha! O cara sonha que está visitando os túmulos de seus pais quando de dentro desse tumulo sai um homem morcego monstruoso e o ataca ( outra referência ao cavaleiro das trevas de Miller), depois ele sonha com um futuro tipo madmax onde ele é tipo um terrorista contra o Superman e, na esperança de encontrar a kriptonita para derrota-lo, é traído e morto pelo homem de aço sendo que no final desse sonho ainda tem uma visão do The Flash ( talvez você não tenha reconhecido mas era ele) dizendo que a Louis Lane é a chave e para ele salva-la (é como se o Batman fosse um precog com defeito). E o Luthor? por que ele é vilão? De acordo com o filme, é porque seu pai lhe batia quando ele era pequeno e Deus nunca o ajudou quando ele rezava pedindo proteção. Só isso (ponto). Não tem motivo algum para ele querer que o Superman morra, motivos há para que ele queira que Bruce Wayne morra, pois são rivais de negócios, mas nas filmagens dos meta humanos ( que falaremos a seguir) ele não mostra uma pasta com imagens de Wayne agindo como Batman e se quisesse Bruce morto era só mandar um de seus capangas para apertar o gatilho, mas isso ele não faz. O Luthor está muito ruim MESMO!!Todas as vezes que Jesse Eisenberg aparece interpretando Lex Luthor, minha vontade era rir de desespero ou gritar de raiva, o cara é ridículo e bobo, não convence ninguém, o arco que o envolve é tão ridículo que até o motivo que o fez ficar sem cabelo é o mais babaca possível, ele não é vítima de experiências com kriptonita ou algum acidente causado pelo Superman, ele apenas tem seu cabelo raspado na cadeia (hahaah) e para terminar ele nem foi o cara foda e genial que criou sua própria empresa, nessa versão como ele bem diz, é seu pai o Lex antes do Corp, mas quem é afinal esse pai que tantos traumas causaram no simplório e besta Alex Luthor?? Nunca saberemos!

Mais problemas ( repetições de outros filmes e modinhas)

"Você se decepciona? Se decepcionará!"
Além de tudo, "Batman vs Superman: a origem da cagada Justiça", tem a péssima mania de tentar repetir situações que em outros filmes ficaram bacanas dentro de seu contexto (ou nem tão bacanas) e usar situações da moda que vão datar o filme. Acho que todo mundo lembra da perseguição em "Batman: o cavaleiro das trevas " de 2008 do Cristopher Nolan, onde Bruce Wayne vai de carro esporte protegendo um cara que havia dito que sabia quem era o Batman das emboscadas do Coringa e depois vai de moto atrás do Coringa até que o comissário Gordon prende o bandido... nesse filme há uma cena de perseguição quase igual ( até a bazuca atirando no carro é igual) , mas enquanto aquela tem todo um contexto de salvar um "inocente" que se encontra perseguido e prender o bandido através de um truque, nessa cena de perseguição nosso herói sai atropelando carros com seu Batmóvel e os arremessando uns contra os outros e contra caminhões de combustível, dispara uma metralhadora , que mais parece uma bateria anti-aerea contra um cara na carroceria de uma caminhonete, atira o batmóvel contra o contêiner cheio de gente... Tudo isso para poder pegar a Kriptonita que ele sabia que iriam para as instalações da Lexcorp e poderia roubar de boa. Outra coisa é a mania do Superman de atravessar prédio. Depois de todos eventos do primeiro filme que acabaram desembocando nessa obra, nosso querido escoteiro alienígena ainda segue atravessando os lugares e agora ele faz isso com as pessoas junto. Na primeira cena que vemos o "Herói" ele atravessa as paredes de um bunker agarrando um terrorista pelo pescoço e quando fica frente a frente com o Batman atravessa um prédio com o morcegão (aí não tem como te defender né Kal-el). Quanto a modinha o que mais me chamou a atenção é o Luthor agindo como CEO do Google (ou facebook na verdade), jogando basquete e com o escritório no meio da operação (seja lá qual for o tipo de serviço que a Lexcorp preste ou produto que venda), andando de motoca e usando roupas descoladas. O Bruce Wayne não vai longe ao praticar Crossfit, puxando pneus, erguendo pneus, martelando pneus...tipo um super-borracheiro!! fato que com certeza vai datar o filme ainda mais.

Tá bom, chega!! Vale a pena gastar para ver esse filme??

Papai me batia...Xuxa me salva
Eu poderia ainda citar a cena da invasão do CPD da Lexcorp pelo "Gênio Bruce Wayne" onde a central de computadores fica ao lado da cozinha, fechada com portas de vidro sem chave onde o Batman coloca um drive gigante preso em um fio que está por fora (muito bom Snyder), Ou citar o fato de que Bruce diz que sua honesta família enriqueceu através de especulação imobiliária, petróleo e estrada de ferro (três das coisas que mais exploraram gente no mundo) ou ainda que foi do senhor Alex Luthor quem criou os símbolos dos Meta humanos ( todos organizados em pastinhas em seu servidor da empresa) (UAU!), ou até gritar irritadíssimo contra a solução que o roteiro encontrou para que o morcegão não desse um fim no azulão, que foi o maldito fato de que a mãe de ambos se chamam Martha...mas vou poupa-los disso e ser direto ao dizer que, embora o filme tenham bons momentos (embora poucos) e reunir pela primeira vez Batman e Superman, ele não merece ser visto nos cinemas, tão pouco em Blueray ou DVD, minha dica é que se espere para vê-lo quando o SBT voltar a passar os filmes da Warner, por que o filme é muito fraco, é uma decepção e um deboche com os fãs e um atentado para quem gosta de bons filmes e boas histórias; mal montado, confuso, barulhento, escuro, com uma trama e personagens rasos, um verdadeiro balde de água fria em quem esperava por algo sensacional. Espero realmente que Warner se livre desse projeto e principalmente de David Goyer e Zack Snyder, porque enquanto a produção for desleixada do jeito que esse filme foi, a direção incapaz e o roteiro capenga, a MARVEL continuará vencendo a guerra sem muito esforço. Agora é só esperar por esquadrão suicida e rezar para que a DC encontra seu caminho... e torcer que quanto a isso, Luthor esteja errado e os deuses se mostrem bons!

                                                 O trailer é melhor que o filme





Nenhum comentário:

Postar um comentário