terça-feira, 23 de agosto de 2016

ENGORDAR DE FORMA SAUDÁVEL (2015)

Sempre quando se fala em cinema, pensamos nas produções norte americanas ou nos grandes centros europeus, como o reino unido e França. Mas existe muita coisa boa sendo produzida ao redor do mundo e se não nos dispormos a procurar, acabamos por perder a oportunidade de nos surpreendermos com boas histórias contados sob uma ótica diferente da que nos habituamos. Um exemplo disso é o curta Búlgaro "Engordar de forma saudável" de 2015 escrito e dirigido por Kevork Aslanyan.

O curta de pouco menos de 20 minutos nos apresenta um mundo onde, após o acidente de uma missão americana ao espaço que destruiu parcialmente a lua, a gravidade da Terra foi alterada, expelindo de nossa atmosfera tudo que pesa menos de cento quilos. Nessa realidade conhecemos Constante, um rapaz com seus trinta anos, com dificuldades de ganhar peso e seu pai super protetor, que vivem juntos em um pequeno apartamento vinte anos após o acidente que mudou a história da vida na terra.
A vida de Constantine é uma monótona rotina de sonho e observação pela janela de sua casa, até que um dia ele se apaixona por uma vizinha e esse sentimento lhe dá motivação para buscar sair de casa, o que seu pai vai buscar realizar arriscando perder a pessoa que mais ama.

Eu falei para comer mais arroz e feijão, não falei?!

O curta é bem divertido e traz uma visão de desastre inovador, sem falar nas fortes doses de ficção científica. Imaginar um mundo onde apenas quem está extremamente acima do peso seja capaz de sobreviver é algo surpreendente, desenrolar a história em um subúrbio búlgaro, com todo aquele clima de leste europeu, mas mantendo o respeito e não caindo em esteriótipos (afinal tanto os atores, quanto o diretor são Búlgaros) é perfeito, pois nos transmite um olhar diferente ao que o espectador está acostumado e enriquece mais a história.

Outra coisa bacana que o curta aborda, mas que fica em segundo plano, é o padrão de beleza desse outro mundo. Como todas as pessoas (fora constantine) são gordas, o padrão de beleza é de quem possui muitos quilos a mais e isso interfere até mesmo na confiança do protagonista, que passa a usar enchimentos na barriga, pernas e braços para parecer que está no padrão, ou procurar dietas que lhe forneçam a quantidades de calorias necessárias para se tornar aceito por essa sociedade.


Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?

Além de tudo, "Engordar de forma saudável" é uma história de amor, ali temos o amor de um homem por uma mulher que parece inalcançável a ele (tanto pela natureza quanto pelos padrões), o amor e a saudade do pai de Constantine pela esposa que morreu quando a gravidade da terra mudou e o amor paterno de um homem que aposta tudo para realizar o desejo e sonho de seu filho, até mesmo podendo perde-lo para sempre.

"Engordar de forma saudável" é uma história divertida e inventiva, traz um conceito original sobre ficção científica e aborda assuntos como amor, saudade, sacrifício e solidão. Uma mostra que existe qualidade fora da industria dos grandes centros e que se procuramos um pouco podemos nos deparar com grandes histórias basta ficarmos de olhos bem abertos e os pés no chão (se você tiver mais de 100 kg, assim como eu, será ainda mais fácil).



Quem quiser assistir, o curta está completo no Vimeo, abaixo segue o link:

https://vimeo.com/172389175




Nenhum comentário:

Postar um comentário