domingo, 5 de fevereiro de 2017

DR. ESTRANHO (2016)

Ano passado o cinema foi invadido por um tsunami de filmes de super-heróis e eu, como fã, me programei para assistir a todos. Tudo começou muito bem, com "Deadpool" se coroando o melhor e mais engraçado filme do gênero de 2016, resvalou com o frustrante "Batman vs Superman", subiu aos céus com "Guerra civil", mas depois foi ladeira abaixo até chegar ao fundo do poço com "esquadrão suicida", tanto, que após mais uma produção deprimente da DC/Warner, somada a crise que bate sem piedade, resolvi guardar meus ricos trocados e ignorar, por um tempo, os filmes baseados em HQ's. Mal sabia eu, que no final do ano, a Marvel daria mais um passo certeiro na expansão de seu universo, incluindo magia, múltiplas dimensões e universos (chupa flash), através de um personagem pouco conhecido por mim, mas que ganhou minha atenção depois desse filme (assim como minha torcida por uma sequência), trata-se de "Dr. Estranho", estrelado por Benedict Cumberbatch e dirigido por Scott Derrickson, que resolvi assistir só agora após o lançamento do Blue Ray.

O filme conta a história de Stephen Strange, um brilhante e orgulhoso médico neurocirurgião que sofre um acidente de carro e acaba por ter o movimentos de suas mãos comprometidos. Atrás de uma cura para seu estado, ele acaba por descobrir uma possibilidade no Nepal, em um lugar chamado Kamar-taj; é nesse misterioso lugar onde conhece o Ser Ancião, que lhe mostrará que todo seu conhecimento não passa de um grão de poeira em múltiplos universos de possibilidades e o ensinará as artes místicas para que ele abra sua mente e ajude a Ordem dos magos a defender nossa dimensão. Mas o que Dr. Strange não sabe é que apoiados por entidades cheias de ganância e malícia, um grupo de dissidentes da mesma ordem que o acolheu, pretende destruir a proteção de nosso mundo e abrir uma porta para joga-lo na dimensão negra, restando ao Doutor a missão de superar a si mesmo e, junto de seus amigos, por fim na ameaça.

Ok, eu sei que me empolguei na sinopse, mas é que fiquei muito surpreso e contente com que a Marvel conseguiu me apresentar com o filme do personagem; não que eu conheça muito sobre ele, na verdade tudo que li do Dr. Estranho foi uma história aleatória em formatinho, do tempo que a Marvel era publicada pela Abril jovem (chuta uns trinta anos atrás), ou algumas pontas do personagem em arcos como a guerra infinita e nunca imaginei que ia assistir a um filme do herói, mas o certo é que Gosto muito quando um personagem ,baseado em HQ, que eu conheço pouco, chega ao cinema e depois que assisto ao filme, fica a vontade de ler suas histórias para conhecer mais daquele universo, e isso não acontecia comigo desde os "Guardiões da Galáxia.
Embora o filme não fuja da receita Marvel presente em todos seus treze filmes anteriores do selo, Dr Estranho consegue, de certa forma, inovar por, além de apresentar seu universo místico, mas que não desrespeita os conceitos mostrados nos filmes anteriores, flertar também com o terror cósmico, além de entregar boas doses de humor e efeitos especiais de cair o queixo. O mérito por esse tempero a mais é do diretor Scott Derrickson, que é uma figura carimbada do cinema de terror, sendo responsável por filmes como "O exorcismo de Emily Rose" e " Livrai-nos do Mal" e que além de dirigir, também foi um dos responsáveis por roteirizar o longa.



Junto do talento do diretor, soma-se como responsáveis pelos bons momentos proporcionados pelo filme, a força do elenco do longa. Protagonizando o filme, temos o cara do momento, Benedict Cumberbatch, que vem se tornando figurinha carimbada, não somente no que se refere a cinema de qualidade , como também em produçõe para TV, como "Sherlock Holmes", fato que vira uma piadinha dentro do filme. como par romântico do personagem, mas que fica longe da ideia de mocinha em perigo e acaba mesmo salvando o protagonista, temos Rachel McAdans, interpretando a Dra. Palmer, que embora fique em segundo plano na história, tem momentos bem marcantes, logo após o acidente que destrói as mãos do Dr Stephen; Sem falar em Tilda Swinton, como a Anciã, que tem, com o protagonista, um dos diálogos mais bonitos presentes em um filme de super-heróis que já vi e Chiwetel Ejiofor, como o inflexível e reto Barão Mordo, que é trabalhado o filme todo para nos ser apresentado na cena pós crédito como vilão da sequência da história, e não nos esquecemos de Mads Mikkelsen, outro ator que parece ter se tornado onipresente em todos filmes que assisto e que interpreta o dissidente Kaecilius; Todos atores extremamente a vontade e parecendo se divertir com a produção que participaram, coisa que contribui bastante para a aceitação e sucesso de um filme.

Além de tudo que já foi falado, o filme possui uma qualidade técnica fantástica, com uma identidade visual maravilhosa. Os efeitos visuais de Dr. Estranho, embora já tenham sido apresentados em filmes como "Inseption", fazem toda diferença na história, dando todo uma ar de psicodelismo e viagem dimensional que quase foge a compreensão de quem está assistindo. Assim temos muitos efeitos caleidoscópio, brincadeiras com luz e sombra, abuso das cores, cenários gigantescos se partindo e se dividindo ao infinito em cenas que merecem elogios à produção e um lamento da minha parte, que não vi o filme no cinema.


Mas embora tenha gostado muito do filme, um fato que me incomodou um pouco, foi a extrema semelhança com o primeiro filme do Homem- de -Ferro. Para começar temos dois cientistas arrogantes e egocêntricos, geniais no que fazem, que são obrigados a procurar uma alternativa para suas vidas depois que um acidente os deixa quase sem opção, Ambos possuem um par romântico que, embora não esqueçam deles, se apresentam como independentes, os dois possuem amigos que os contestam (Tony Stark tem Rhodes e Dr. Strange tem Mordo) e os dois filmes possuem vilões de pouco carisma, sendo quase esquecíveis. Outro fato é que o visual dos dois personagens é bem parecido, com ambos usando um cavanhaque, sem contar que os dois atores que protagonizam os dois filmes, já interpretaram Sherlock Holmes. O que salva o filme de não se passar por uma espécie de reboot, além do fato que, em homem de ferro, a história se direcione para tecnologia e em Dr. Estranho o caminho seja a magia, é o carisma do personagem e a competência do roteiro, que conseguiu trazer para o cinema um super-herói que eu acha inadaptável.


Pois bem, "Dr. Estranho" é um ótimo filme e traz tudo o que o selo de qualidade Marvel tem como marca, é divertido, empolgante, engraçado e cheio de ação, tanto que salvou o final do ano dos filmes de Super-heróis depois das resvaladas da DC. O filme conseguiu tornar visível um personagem dos menos conhecidos da editora e isso não é pouca coisa, mostrando a força da Marvel studios. Fica agora, a torcida pela sequência do longa , apresentado na segunda cena extra, que terá um vilão que foi muito bem trabalhado por todo esse filme, além da expectativa com o próximo filme dos estúdios, que a primeira cena extra nos apresenta quando coloca frente a frente o Dr Estranho e o Thor. Então, que mais um tsunami de filmes de super-heróis venha nesse 2017, só esperando que dessa vez, com quatro filmes com o Carimbo dos estúdios Marvel, a empolgação se mantenha até Dezembro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário